24 de abril de 2011

Para celebrar Páscoa com donos, cães também ganham chocolate


Doces não têm cacau nem açúcar na composição.
Substância também pode ser consumida por humanos.


Sasha saboreia ovo de páscoa canino (Foto: Fabiano Correia/G1)



Quem tem cachorro sabe como é difícil resistir ao olhar pidão que o bicho faz quando vê comida. Na época da Páscoa, então, a tentação em dar um pedaço de ovo de chocolate recém-aberto é enorme. O problema, porém, é que esse doce, além de causar cáries, pode trazer graves problemas neurológicos aos cães.
Pensando nos donos – e, em especial, nos pets –, empresas desenvolveram chocolates especiais que podem ser apreciados tanto por humanos quanto por animais. O segredo é a retirada do açúcar e do cacau da composição.
O cacau possui uma substância chamada teobromina, que nos humanos não causa problemas. “Mas nos cachorros ela ataca o sistema nervoso e é cumulativa. Assim, cada pedacinho de chocolate para consumo humano mata um pouquinho o cão”, diz o chocolateiro Julius Erwin Kaeser, diretor da V.I.P.Dog – empresa voltada para quitutes caninos.
Basta entrar em uma das muitas pet shops que existem em cidades como São Paulo para ver a grande variedade de chocolates caninos. Isso é reflexo dos investimentos do setor. Segundo Kaeser, apenas sua companhia produziu neste ano 2,5 toneladas de chocolates especiais para cães. Entre as novidades estão os Chocovinhos. Cada embalagem do produto tem dez pequenos ovos de chocolate feitos com uma mistura de leite, amido, gordura vegetal e aroma de baunilha.

Outra empresa que aposta nesse tipo de doce é a Chocodogs. Para esta páscoa, ela traz o Ovodogs, de 50 gramas. “O gosto e o cheiro são bem similares aos dos chocolates que as pessoas comem”, diz o diretor da empresa Raphael Nobre. Segundo o empresário, foram produzidas 30 mil unidades do produto.

Cães aprovam
O yorkshire Johnny, de 1 ano e meio, irá se deliciar com esses doces no domingo de Páscoa. Seus donos, o casal Paulo e Gisele Bernardinelli, de 36 e 25 anos, foram a um supermercado voltado apenas para pets situado na Zona Sul de São Paulo e levaram ovos de presente para o cão. “É a primeira vez que compramos. Achamos bom o preço”, diz Paulo. Os quitutes variam de R$ 8 a R$ 45, dependendo do tamanho e da variedade.


A pequena shih tzu Sasha teve mais sorte que Johnny e saboreou antes mesmo da Páscoa um ovo de chocolate canino. “Ela adorou, comeu quase tudo”, conta o proprietário, o estudante Tiago Ramos Neri, de 27 anos.
Os donos, porém, devem levar em conta o tamanho de seus bichos na hora de empanturrá-los com doces. “Os chocolates caninos têm um pouco mais de calorias. Por isso, têm que ser dados com moderação”, afirma Nobre.

Alguns dos chocolates especiais para cães (Foto: Divulgação)


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms