13 de janeiro de 2011

Coceira intensa em cão pode ser sinal de alergia

Assim como os humanos, os cães também sofrem com as alergias. As causas podem ser inúmeras, desde algum ingrediente da alimentação até o contato com produtos químicos.
"A alergia é um estado de hipersensibilidade, na qual a exposição do animal a substâncias geralmente inofensivas, conhecidas como alergênios, desencadeia uma reação exagerada", explica a veterinária Tatiana Pelucio, coordenadora para assuntos profissionais do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo).
Os sintomas mais frequentes aparecem na pele do cachorro. São coceiras intensas, lambidas constantes, pelos escassos e sem brilho, engrossamento da pele e mau cheiro. Em casos alimentares, pode ocorrer vômito e diarreia.
Como as alergias podem ser causadas por vários agentes, o mais difícil é identificar o que faz mal ao animal. Por isso, os diagnósticos começam com o tipo mais comum: alergia a picada de pulga.
"Ela é causada pela saliva do inseto, e são necessárias apenas algumas picadas para induzir a reação", afirma Tatiana.
Se o problema não for a pulga, pode ser a alimentação. Geralmente, é causado por ingestão de carne de vaca ou de porco, derivados do leite, milho, trigo ou soja. Nesses casos, substituir a comida caseira por ração pode não resolver. "[Os alimentos prontos] utilizam diversos ingredientes em sua composição, como a carne de vaca. Se o cão for sensível a esse tipo de alimento, por exemplo, vai ter reações alérgicas da mesma forma", explica o veterinário Miroel Gasko.
O indicado é levar o cão a um veterinário para diagnosticar o problema e indicar o tratamento. Afinal, segundo Tatiana, coceira não é sinônimo de alergia. "Os sintomas são compatíveis com outras doenças, algumas contagiosas para o homem, como a sarna."
Principais tipos de alergia em cães
Dermatite alérgica à picada de pulga
É um tipo muito comum, causado pela saliva da pulga. São necessárias apenas algumas picadas para começar o problema. Ocorrem, em geral, em cães que tenham entre três e quatro anos
Alergia alimentar
Geralmente, pode ser causada por ingestão de carne de vaca ou de porco e derivados de leite, milho, trigo e soja. Conservantes ou corantes também podem ser alergênios
Alergia de contato
Acontece quando o animal tem um contato constante com algo com o qual é sensível, como produtos químicos. Geralmente, ela se desenvolve nas patas e na região anal
Dermatite atópica
É uma predisposição a desenvolver problemas de pele quando em contato com partículas normalmente inofensivas, como pólen, plantas, gramas, ervas, pó, ácaros, fungos, bolores etc. Algumas raças, como lhasa apso, labrador, sharpei e pug, são mais predispostas a contrair a alergia
Fontes: veterinários Tatiana Pelucio e Miroel Gasko

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms