10 de junho de 2010

Época de torcer pelo Brasil

sem se esquecer de cuidar dos nossos amigos.


Jun 9, 2010
Cães são sensíveis aos fogos de artifício.
A época da Copa do Mundo de Futebol é uma época maravilhosa, de alegria e diversão, mas nem tanto para os nossos animais de estimação. Os cães e gatos possuem uma audição 40 vezes mais acurada que a audição humana e por isso sofrem muito com os barulhos causados por fogos de artifício, cornetas e gritos da torcida.
Sabemos que é maravilhoso poder torcer pelo nosso país e geralmente o fazemos com muita alegria, soltando fogos e bombinhas, tocando cornetas, etc., mas também devemos ter em mente que os animais podem ficar assustados com todo esse barulho, pois não entendem o que está acontecendo. Na tentativa de se esconder e proteger, muitos procuram escapar do quintal ou da casa e saem para as ruas desnorteados, podendo ser atropelados e até morrer.
Muitos podem ficar mais agressivos com tanto barulho e gritaria e até acabar mordendo pessoas da casa sem, obviamente, ter a intenção de atacar. Eles ficam tão assustados que muitas vezes mesmo aqueles animais dóceis e calmos podem se tornar arredios e agressivos.

Atitude consciente

Portanto, devemos evitar o uso de fogos de artifício ou bombinhas perto de animais, assim como o de cornetas e outros instrumentos que geram barulhos altíssimos para os ouvidos deles. Quando o ruído vem de fora ou dos vizinhos e não for possível evitá-lo, podemos colocar chumaços de algodão seco ou protetores de silicone em ambos os ouvidos de cães e gatos. Isso vai diminuir um pouco a intensidade do barulho que chegaria aos ouvidos deles, diminuindo o sofrimento. Infelizmente alguns animais não gostam e não vão permitir, mas outros  permitirão. Mas nunca se esqueça de tirar depois os chumaços ou protetores.
Também existem alguns animais que respondem bem ao uso de fitoterápicos à base de extrato de maracujá ou valeriana, ou até mesmo florais que promovem uma leve sedação e diminuem a ansiedade. Mas lembre-se não medique seu animal sem a supervisão e indicação do seu médico veterinário.
Devemos sempre checar portas e janelas, principalmente no caso de animais de pequeno porte e gatos que, assustados, podem sair por frestas, janelas  e por entre as grades do portão – sabemos que nas ruas esses animais podem sofrer sérios acidentes. Tome muito cuidado com gatos em apartamentos que não possuem redes protetoras nas janelas, pois o animal assustado pode até cair pela janela.
Nunca manter os animais presos por guias ou correntes, eles podem ficar muito assustados e até se enforcarem ao tentar escapar. Tente acalmá-los quando perceber que estão trêmulos ou distraí-los com brinquedos e petiscos próprios para a espécie.
Vamos torcer pelo Brasil na Copa e, ao mesmo tempo, adotar medidas simples para que nossos animais não sofram com o excesso de barulho, fujam ou se machuquem.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms